domingo, 3 de março de 2013

Capítulo 1 - Os Francos

A Europa ocidental passou por um processo de ruralização e de ataques dos povos germanos sob o Império Romano até conquista-lo e dividi-lo.
            Os germanos eram povos habitantes da Germânia, dentre seus costumes estava a valorização da coragem e fidelidade entre seus guerreiros.O comitatus era formado por um bando guerreiro liderado por chefe. Após inúmeras batalhas contra o Império Romano, este líder torna-se  rei.
             Os germanos transmitiam sua cultura oralmente, como também, suas leis. Este tipo de lei de chama-se consuetudinário.
              Os reinos que se formaram nas terras dominadas do Império Romano de maior importancia são: reino dos Anglo-Saxões, reino dos Suevos, reino dos Francos e o reino dos ostrogodos.
                
                    O Reino Franco

          Os francos estabelceram-se na Gália por conta das riquezas da região. Clóvis, o chefe de uma das tribos francas,  unificou todas as tribos dos francos e tornou-se rei, dando origem a dinastia merovingia.Além de tomar terras de outros povos germanicos, fundou a capital de seu reino em Paris. Clóvis converte-se ao cristianismo e recebe o apoio da Igreja em sua expansão.
           Os reis da dinastia merovíngia, posteriores a Clóvis, não preocuparam-se em governar, passaram o poder de governar a um funcionário chamado de mordomo do paço. Pepino, um mordomo do paço, deu um golpe e tornou-se rei, o primeiro da dinastia carolíngia.
           Pepino é reconhecido como rei, pelo Papa, em troca  repeliu a invasão dos Lombardos em Roma. Doa parte dass terras conquistadas para a Igreja, o que foi denominado de patrimônio de São Pedro.

            Império Carolíngio

    Sucessor de Pepino, Carlos Magno continou com a política de expansão e

de aliança à Igreja Católica.Com esta política duplicou o território do Império.Inclusive foi coroado como imperador no ano de 800.
     Para administrar seu imenso império dividiu-o em províncias e entregou sua administração a funcionários leais: condes, marques e duques. Clóvis tinha funcionários que fiscalizavam os administradores de provincias, estes eram chamados de missi  dominici.

  
          
 

 
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário