domingo, 3 de março de 2013

Capítulo 2 - Feudalismo

       O feudalismo é um sistema sócio-econômico formado por elementos germânicos e romanos tais como o colonato e o comitatus. Este sistema se baseia na dependência e fidelidade entre a nobreza guerreira e na dominação exercida sobre os camponeses.
       O feudo surgiu como recompensa dos reis carolíngios aos nobres por batalhar contra povos invasores( vikings, húngaros e árabes). O feudo podia ser uma doação de terras, recebimento de impostos e
         Este sistema formou-se durante a Idade Média, o poder descentralizava-se :  os reis perdiam poder enquanto que os nobres fortaleciam-se.
         O doador da terra era denominado suserano, quem recebia as terras era chamado de vassalo.Esta doação dava a obrigação de um nobre proteger militarmente a outro. O território foi se dividindo em vários feudos, em cada feudo o senhor era a autoridade máxima. Apenas, á partir do século IX o feudo tornou-se hereditário.
        A economia feudal baseava-se na terra, ou melhor nas atividades baseadas na terra: agricultura e o pastoreio. O feudo era dividio em três partes: o manso servil ( terras onde tudo que se produzia era do senhor); o manso servil ( terras que os camponeses usavam para sobreviver e cumprir as obrigações para com o senhor) e as terras comunais( florestas e pastagens), nas quais todos as pessoas do feudo utilizavam-na.
         A economia do feudo era autossuficiente, pois tudo o que produzia era consumido, únicos produtos que eram comercializados: o ferro e o sal.
           A sociedade feudal era dividida em três estamentos: nobres, clero e trabalhadores. A posição social dependia do nascimento do nascimento do individuo.
           O clero era formado pelos diversos membros da Igreja, muitos deles eram nobres e possuima feudos. A Igreja Católica era a instituição mais rica da sociedade feudal.
           A nobreza era a classe dominante, apenas ela possuia armas e em troca de proteção exigiam trabalhos e alimentos do povo.
          Os trabalhadores eram dividos em três categorias: servos, vilões e escravos. O servo estava preso à terra, contudo não era escravo, não podia apanhar ou ser comercializado.
            Os vilões eram trabalhadores livres que não estavam presos à terra.Os escravos eram trabalhadores que faziam serviços domésticos nas casas dos senhores, eram considerados objetos e não seres humanos.
          O sistema feudal existiu no norte da França e em partes da Alemanha, ele variou de duração e teve características próprias na Espanha, Itália e Inglaterra.


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário